sexta-feira, 12 de setembro de 2014

HASHTRALHA - 11/09/14 - Os 46 anos de um clássico dos Beatles que influenciou o heavy metal


No último dia 9 de setembro, uma das mais classicas canções dos Beatles completa 46 anos de sua gravação. É "Helter Skelter", presente no álbum branco, e que é considerada por muitos como influência para o surgimento, anos mais tarde, do heavy metal e de outras variações mais pesadas e barulhentas do rock.

Composta por Paul McCartney, que estava experimentando fazer um som com mais peso e barulho, ela veio ao mundo em meio as gravações mais controversas do quarteto de Liverpool, onde cada um dos membros estava cada vez mais individualista e o trabalho já estava cada vez mais nervoso. 

De nada adiantou o período que os músicos haviam passado na Índia para relaxar com o guru Maharishi Mahesh, exceto o fato de terem servido como inspiração para mais de 30 canções que foram lapidadas até virarem um álbum duplo de muito sucesso.

Helter Skelter teve diversas sessões de gravações e existe um boato de que existe uma versão de 27 minutos dela, mas nunca foi comprovado. O que se sabe mesmo e está bem audível na música é que o baterista Ringo Star penou para gravá-la. Você consegue escutar no fim da faixa ele gritando "I´ve got blisters on my fingers" ("Eu tenho bolhas nos meus dedos").

Um comentário:

  1. A versão de 27 minutos existe sim e nao é um boato. Existiram no mínimo umas cinco sessões dela. Com quase todas ultrapassando dos 10 minutos. A versão mais longa, a de 27 minutos não existe em nenhum CD oficial ou Bootleg, a que chega mais perto e que chega a 12 minutos não é nada parecida com a versão do CD. Ninguém nunca ouviu por completo, e cogitaram inserir essa versão no lançamento do do Anthology, mas George Martin disse que ninguém iria ouvir uma música tão longa. Então, você acha sim essa música lá, mas não completa, apenas reduzida. Link para a história das sessões: www.upv.es/~ecabrera/antoloiii.html

    ResponderExcluir